KEB Automation KG, Germany
Brastronic - Único representante exclusivo no Brasil
DETALHE DO PRODUTO

Fontes regenerativas

 

 

Soluções em  "Regeneração de energia"  -  Sistemas de abastecimento de regeneração de energia

Além do movimento do motor adaptado às variáveis ​​de todo o processo, os ciclos de abastecimento do gerador também ocorrem freqüentemente com unidades elétricas, onde a energia é freqüentemente "aquecida".
Os sistemas de abastecimento e regeneração da KEB, oferecem soluções otimizadas de energia para a compensação de energia dentro de um sistema, compensando o excesso de energia na rede fornecedora.

 

COMBIVERT R6 - fornece regeneração de energia de rede industrial em serviço intermitente, normalmente instalada como um sistema de conexão paralela com um bloqueador de regeneração ou filtros harmônicos, implementada tecnicamente com modulação de bloco e disponível para saídas de 11 kW a 900 kW.

SOLUÇÕES AFE - fornecem rede senoidal e regeneração de rede com "PFC" (correção do fator de potência) e conversor interno de aumento de tensão. Eles podem ser usados ​​em abastecimento e regeneração de rede temporária ou contínua.

 

Fornecimento Senoidal / Regeneração  -  Solução AFE (Active Front End)

O fornecimento senoidal na forma de regeneração de inversores e servo-sistemas acoplados a CC, é sempre necessário quando as instalações existentes com típicos B6 já compensam completamente o sistema.
As grandes instalações industriais e os sistemas de teste podem ser projetados antecipadamente na fase de planejamento para fornecer cargas de rede otimizadas.

As soluções AFE oferecem não apenas uma atenuação de interferência na rede de correntes senoidais, mas também uma tensão de circuito intermediário CC estabilizada com conversor de tensão, que também pode ser usada em alguns casos para fornecer uma faixa de velocidade estendida para eixos de transmissão. A correção integrada do fator de potência garante que, no lado da rede, apenas sejam geradas correntes ativas, reduzindo a carga na fonte de rede e na estação do transformador. As aplicações convencionais incluem suprimentos de rede contínua em plantas de geração de energia.

O sistema Active Front End constitui a base para soluções para sistemas de cogeração em usinas de cogeração, plantas de biogás, usinas hidroelétricas e pequenas turbinas eólicas.

Os AFEs de rating até 100 kVA foram certificados no mercado italiano de regeneração na rede pública de baixa tensão de acordo com a CEI 0-21.

Acessórios de Fornecimento / Regeneração - Indutores e filtros harmônicos

Chokes de energia ou filtros harmônicos são usados para reduzir harmônicos (Ruídos) na rede. Isso também protege o equipamento de picos de alta corrente, correntes de carga e falhas no lado da rede de abastecimento e aumenta a vida útil dos componentes do processo.

Os requisitos industriais padrão são cumpridos com o bloqueador de energia básico ou o limitador de comutação. Os filtros harmônicos COMBILINE, reduzem os harmônicos (Ruídos), resultando em consumo de energia senoidal e regeneração de energia. A queda de tensão que normalmente ocorre em indutores também é eliminada.

Na série COMBIVERT R6-S, as unidades de sincronização necessárias já estão incorporadas diretamente nos filtros de indutores ou harmônicos.

Os detalhes técnicos e outros acessórios, como elementos de ferrite, diodos de desacoplamento e fusíveis, serão encontrados na documentação técnica que acompanha o equipamento.

 

Filosofia

O excesso de energia cinética excessiva é dissipada através da fricção ou dispositivo de frenagem (mecânico ou elétrico), atualmente, o resistor de frenagem.
Esta energia não utilizada agora tem um potencial valioso. Usando uma unidade regenerativa, a energia gerada pode ser feedback no circuito DC através da unidade onde é possível alimentá-la de volta à linha de alimentação da rede elétrica.
As unidades regenenativas COMBIVERT R6, são capazes de fornecer energia e feedback de um único inversor ou um DC-link comum de vários controladores de acionamento. O sistema pode também ser projetado para combinar a potência requerida pela cascata de várias unidades.

 

SALVANDO ENERGIA ATRAVÉS DA REGENERAÇÃO, ISSO É CONTRIBUIÇÃO AMBIENTAL!

 

 

Aplicações

Elevadores de passageiros e de transporte
  • Substituição de resistências de frenagem tradicionais;
     
  • Risco de incêndio reduzido do sistema;
     
  • Retorno do investimento através de economias de energia possíveis após 2 anos de tempo de operação.
Conexão de geradores ao sistema
Padrões de qualidade de energia (por exemplo: IEEE-519 / THDi <8%) podem ser atendidos filtros harmônicos para:
  • Motores de combustão;
     
  • Plantas de energia eólica;
     
  • Hidroelétricas.
Cargas eccêntricas
Maior eficiência de unidades de velocidade variáveis com uma mudança de cinética e ciclos de carga regenerativa.
Tecnologia
  • Sem aquecimento de resistores;
     
  • Otimização de energia;
     
  • Operação de frenagem com baixo ruído.
Sistemas de recuperação e conversão / armazenamento
  • A operação interconectada via DC de várias unidades suportam o compartilhamento de energia;
     
  • Retorno do pico de energia na fonte de alimentação da rede elétrica;
     
  • Nenhuma fonte de calor adicional.
Bancos de teste e sistemas de teste
  • Regeneração permanente de energia;
     
  • Pode ser conectado em cascata para grandes cargas.
Centrífugas
  • Frenagem regenerativa de massas centrífugas elevadas;
     
  • Utilização de energia cinética;
     
  • Aumento da produtividade devido aos tempos de inicialização e desativação.

 

Benefícios
Adaptação para a substituição de resistências de frenagem
Usável para todas as tensões de alimentação comuns de  180 ... 528 V AC, 50/60 Hz
Compatível com todos os controladores típicos de acionamento CC
Circuito de pré-carregamento integrado
Dispositivos compactos e leves
Grande alcance de potência até 1.000 kVA
Peças de energia em cascata
Choke opcional ou filtro harmônico
Redução do risco de incêndio em áreas sensíveis
Redução dos requisitos de refrigeração do meio ambiente
Medidor de energia para economias validadas
Entradas e saídas livremente configuráveis
Várias interfaces disponíveis pelo operador

 

Diagrama simplificado

 

Com os filtros harmônicos COMBILINE, o sistema R6 gera corrente senoidal na fonte de alimentação da rede elétrica.

 

 

R6 NCM – Corrente natural de modulação

O COMBIVERT R6 pode regenerar energia dos controladores de unidade de volta para a linha de alimentação da rede elétrica. Isso pode ser de um único controlador de unidade ou de um DC-link comum de vários inversores.
No modo de abastecimento, o COMBIVERT R6 pré-carrega o DC-link e atua como um típico retificador B6.
A tensão da ligação CC corresponde à AC retificada como tensão de alimentação.

Quando a energia alimentada no DC-link por uma ou várias unidades em uma desaceleração ou operação de frenagem, a unidade regenerativa irá alimentar com esse excesso de energia de volta à linha de alimentação da rede que permite o acesso à esta energia por outros consumidores na grade.

Dependendo do design do sistema, as bobinas ou harmônicas padrão dos filtros, podem ser usados para melhorar o THDi (harmônicos mais baixos).
Com as bobinas de rede padrão COMBILINE, todos os requisitos industriais são cumpridos (regeneração em forma de bloco). Usando o harmônico COMBILINE os filtros resultarão em uma forma de onda atual senoidal próxima para fornecer e energia regenerada (THDi tip. <8%)

 

Tensão / Diagrama atual para operação regenerativa com R6-NCM

Legenda:
TENSÃO
CORRENTE COM FILTRO HARMÔNICO
CORRENTE COM FILTRO PRINCIPAL

Ao lado da versão de controle estabelecida R6-S, o esquema de modulação foi melhorado com a "Corrente atual de Modulação". Esta nova tecnologia R6-NCM está disponível com o novo tipo de controle, chamado "N-version"
O princípio da corrente atual de modulação emula a forma de onda atual de um sistema típico de retificador B6 também no modo de regeneração. Isso resulta em uma comutação muito mais suave e um módulo de sincronização adicional (como usado com R6-S) não é mais necessário.

 

As vantagens essenciais de R6-NCM
Nível de ruído reduzido no modo regenerativo
Formas de onda atuais melhoradas (valores THDi reduzidos)
As bobinas de alimentação padrão e os filtros harmônicos patenteados da série KEB COMBILINE Z1 podem ser usados
Não é necessária nenhuma unidade de sincronização adicional

 

Para mais informações, veja em: